CONHEÇA 5 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR A LUCRATIVIDADE DO CARDÁPIO
Um cardápio bem elaborado é uma poderosa ferramenta de marketing utilizada pelos restaurantes para levar os clientes a consumir mais e mais caro, aumentando assim o ticket médio e a lucratividade.
As páginas do cardápio de muitos restaurantes bem sucessididos não são mera listas de preços, mas sim mapas para o lucro, visto que nelas estão escondidos pequenos segredos que falam diretamente com o inconsciente do cliente, influenciando quais os itens do cardápio que ele irá pedir.
Para viabilizar isso, existe uma ciência por trás do cardápio que leva em conta vários aspectos como tamanho das letras, grafismos, localização e hierarquia dos itens dentro do cardápio, entre outros.
Hoje, no SindRio, Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro,www.sindrio.com.br, existe um curso formatado por mim, totalmente dedicado à Engenharia do Cardápio, onde se aprende a aplicar estas técnicas para maximizar o lucro dos restaurantes.
A função de um Engenheiro de Cardápio é clara: Vender os pratos mais lucrativos para o restaurante.
Para aguçar sua curiosidade, vou relacionar 5 estratégias utilizadas pelos restaurantes na preparação de um cardápio:
- O preço do prato não deve ficar alinhado em Colunas, mas sim aparecer camuflado junto de sua descrição. Isso evita que o cliente faça um cálculo rápido de quanto custaria a conta.
- Os melhores pratos, ou seja, os mais lucrativos, devem aparecer no canto superior direito do Cardápio. Isso é feito porque a visão humana tende a começar a leitura por essa zona do Cardápio, devendo ser encontrando ali os itens que o restaurante tem mais interesse em vender, ou seja, os mais lucrativos.
- Coloque os pratos mais sofisticados, suculentos e de maior lucratividade, perto dos mais simples. Ao compará-los, somos tentados a escolher os que mais seduzem, sem pararmos para olhar o preço.
- Pratos com descrições coloridas, gustativas, ecológicas,etc. aguçam o nosso apetite, pois geram imagens em nosso cérebro que acionam nossas puplias gustativas e quebram o nosso discernimento, empurrando-nos da decisão de compra.
- Deixe para colocar na contracapa ou na última página, os pratos e bebidas mais básicos, que já vendem por si só, pois para chegar até eles os clientes devem percorrer todo o cardápio.
Uma uma boa descrição dos pratos e um bom layout do menu podem incrementar entre 2 a 10% o faturamento do restaurante.
Lembre-se disso: muita coisa pode ser aprendida lendo livros, mas não há substituto para a experiência, por isso que os proprietários de restaurantes que estão interessados em aumentar a lucratividade dos seus cardápios devem contratar um Engenheiro de Cardápio para ajudá-los a obter o máximo benefício de seus investimentos em tempo, dinheiro e esforço.
Da próxima vez que você pensar em refazer o seu cardápio, lembre-se que existe uma forma bem mais inteligente e lucrativa para se fazer isso.
Mário Miranda é Consultor, Docente, Engenheiro de Cardápio e Diretor da InfoRest, uma empresa especializada em transformar bons restauarnates em ótimos negócios. E-mail: mario.miranda@inforest.com.br
fonte: http://blogdainforest.blogspot.com.br/2012/05/inforest-conheca-5-estrategias-para.html
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